Diante
dos benefícios que o aprendizado da programação de computadores e
robótica pode proporcionar a jovens e adolescentes, abrangendo aspectos
para além da habilidade da técnica, ao passo que
pode desenvolver habilidades como raciocínio lógico, trabalho em equipe,
autonomia e resolução de problemas. Considerando, também, que ao
aprender programar, o adolescente aprende a pensar de forma articulada
sobre o próprio pensamento humano, com impacto direto na visão que o aluno tem de si, do outro
e do mundo de modo geral.
O
projeto "Programar para Avançar" se dedicou a reunir a expertise de três
campi do Ifes, Barra de São Francisco, Colatina e Nova Venécia, a fim de
viabilizar a promoção de ações de formação em programação aplicada
de estudantes de 8º e 9º anos do ensino fundamental.
Inicialmente, o projeto se dedicou a atender presencialmente os
alunos das redes públicas de ensino de três municípios parceiros: Barra
de São Francisco - ES, Águia Branca - ES e Mantenópolis - ES.
Buscou-se aproveitar
as experiências exitosas na área de programação e robótica dos campi
parceiros no desenvolvimento dos cursos de programação e robótica
presenciais. Os principais aspectos envolvidos foram o desenvolvimento
de habilidades cognitivas através da resolução de problemas do
cotidiano, promovendo o estímulo da autonomia, do altruísmo, empatia e
trabalho em equipe. Pode-se perceber, também, conexões entre os assuntos
aprendidos e componentes curriculares como língua portuguesa e matemática. Destaca-se,
ao final, o caráter social da ação,
considerando a composição e origem do público alvo envolvido.
O website "Aprenda Scratch"
representa a oportunidade de levar os conhecimentos abordados
presencialmente nas aulas de programação de computadores a um público
muito maior, através a versão online do curso. A plataforma é inédita e
foi projetada especialmente com uma finalidade: ensinar a programação em
linguagem de blocos no formato à distância, com tutoria online.
Heyder Vágner - coordenador do Projeto
"Programar para Avançar" e desenvolvedor do website "Aprenda Scratch".
Com videoaulas, atividades e exercícios, o site
conduz o aluno através de uma experiência de aprendizagem gradual e
imersiva, alidando lógica de programação a criatividade e diversão,
abordando os conteúdos através do desenvolvimento de jogos.
A plataforma pode ser utilizada livremente na
internet. Professores que queiram utilizar com suas turmas podem fazer
contato com os criadores do site pelos endereços de email:
heyder.ramos@ifes.edu.br ou richard.alvarenga@ifes.edu.br.
|